Arte e Movimento
OS JOGOS DRAMÁTICOS E
O DESENVOLVIMENTO INFANTIL:
Pensando na
prática docente
Este trabalho concebe
a criança como um ser ativo que constrói o seu próprio conhecimento, no qual a
ação é regida pela necessidade e pelo interesse.
O
interacionismo entende que o desenvolvimento e a aprendizagem acontecem por
meio da interação entre o indivíduo e o meio no qual está inserido, sugerindo
um modelo epistemológico relacional, opondo-se as visões inatista racionalista
e ambientalista empirista no que se refere ao desenvolvimento e aprendizagem
humana. Para Piaget, todos os indivíduos nascem com um mesmo potencial que os
habilita a conhecer. Porém, as condições culturais e materiais podem ou não
interferir no trabalho de suas potencialidades e na sequencia interativa do
percurso do desenvolvimento cognitivo que estão biologicamente capacitados.
Dentro desta
perspectiva, a aprendizagem escolar é compreendida como um processo construtivo
de caráter social, interpessoal e comunicativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário