Arte e
movimento
Trajetória,
avanços e desafios do teatro-educação no Brasil
Concepções e
finalidades para a escolarização, a qual se consolidou enquanto possibilidade de
coesão social, surgindo, em período mais recente, descobertas que apontam para
a superação do ensino tradicional na nova sociologia da educação, na psicopedagogia,
na teoria crítica, no multiculturalismo e noutras vertentes que compõem o imenso
arquipélago da teoria pedagógica. Esses trabalhos têm contribuído para o avanço
de propostas teóricas e metodológicas relativas ao ensino e ao aprendizado,
possibilitando aos educadores certo estranhamento para que possam relativizar
as diferenças entre os estágios de desenvolvimento material e cultural dos
alunos, concedendo-lhes, também, certas estratégias para compreensão de uma
modernidade que foi alcançada apenas por pequena parcela da população mundial,
embora esteja à vista de todos.
Desde o período
colonial o teatro vem sendo utilizado como instrumento educativo, embora À
época da implantação da educação artística não existiam mais de 30 cursos
superiores nas diversas áreas, quase todos em âmbito de bacharelado, sendo a
maioria de artes plásticas; hoje, há cerca de 350 cursos superiores, sendo que
mais de 100 referem-se especificamente a licenciaturas. a ação dos padres
jesuítas tenha se limitado à catequese, face à impossibilidade de uma atuação mais
rigorosa, em termos quantitativos e qualitativos, nas escolas de aprender a ler
e contar.
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