sexta-feira, 9 de novembro de 2012

3ª Resenha arte e movimento


Arte e movimento
Trajetória, avanços e desafios do teatro-educação no Brasil
Concepções e finalidades para a escolarização, a qual se consolidou enquanto possibilidade de coesão social, surgindo, em período mais recente, descobertas que apontam para a superação do ensino tradicional na nova sociologia da educação, na psicopedagogia, na teoria crítica, no multiculturalismo e noutras vertentes que compõem o imenso arquipélago da teoria pedagógica. Esses trabalhos têm contribuído para o avanço de propostas teóricas e metodológicas relativas ao ensino e ao aprendizado, possibilitando aos educadores certo estranhamento para que possam relativizar as diferenças entre os estágios de desenvolvimento material e cultural dos alunos, concedendo-lhes, também, certas estratégias para compreensão de uma modernidade que foi alcançada apenas por pequena parcela da população mundial, embora esteja à vista de todos.
Desde o período colonial o teatro vem sendo utilizado como instrumento educativo, embora À época da implantação da educação artística não existiam mais de 30 cursos superiores nas diversas áreas, quase todos em âmbito de bacharelado, sendo a maioria de artes plásticas; hoje, há cerca de 350 cursos superiores, sendo que mais de 100 referem-se especificamente a licenciaturas. a ação dos padres jesuítas tenha se limitado à catequese, face à impossibilidade de uma atuação mais rigorosa, em termos quantitativos e qualitativos, nas escolas de aprender a ler e contar.

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