Projeto Arte e Movimento
Dados
de Identificação:
Instituição
de ensino: Colégio Palmas
Grupo
de crianças: 08 anos
Número
de crianças: 25 alunos
Período
de realização: Um ano
Turma: 3° Ano
Tema:
Ecologia
Nome
do Projeto: Extinção dos animais.
Introdução: Este projeto irá falar dos animais em
extinção no Brasil através do teatro. Irei formar cinco grupos e distribuir
funções distintas para cada um deles para que no fim do projeto consigamos
apresentar um teatro feito e apresentado pelos próprios alunos sobre minha
orientação. Pois este trabalho tem o intuito de formar alunos conscientes e capazes
de ser formadores de opiniões.
Justificativa:
Este projeto visa ampliar o conhecimento dos alunos sobre as espécies que estão
sendo extinta e trabalhar com eles a conscientização dos efeitos que isso trás
para o meio ambiente e para a sociedade.
Objetivo:
- Estudar sua
origem;
- Valorizar a
contribuição que esses grupos de animais têm para o meio ambiente;
- Valorizar a vida
em sua extensão e biodiversidade;
- Conscientizar
sobre o cuidado e Preservação do meio ambiente.
- Objetivo
Específico:
- Estudar as espécies
de animais em extinção;
- Estudar os
motivos esses animais estarem em extinção;
Descrição
e Tempo de Cada Atividade: Este projeto contará com 32 aulas. Sendo
que em cada aula abordaremos uma espécie de animais de cada vez.
Aulas
|
Descrição das atividades em salas
|
Dever de casa
|
1º aula
|
Explicação do projeto para os alunos e apresentação de alguns vídeos.
|
Trazer para próxima aula curiosidade sobre o tema
|
2º aula
|
Passar para os alunos um filme: "Tainá."
|
Trazer sugestões.
|
3º aula
|
Levarei atividades de expressão corporal.
|
Pesquisar sobre os animais em extinção.
|
4º aula
|
Levarei os aluno para assistir um peça de teatro que falar da extinção dos animais.
|
elabora uma pequena encenação do espetáculo assistido.
|
5º aula
|
Apresentação dessas encenações.
Avaliação: Os alunos irão avaliar seus desempenhos entre si. |
Pesquisar sobre os animais em extinção.
|
6º aula
|
Dividirei a turma em quatro grupos e as funções de cada grupo.
|
Pesquisar nos meios de comunicações informações que vão contribuir nas funções dada a cada grupo.
|
7º aula
|
Desenvolvimento da atividade em grupo. Os grupos irão desenvolver um pequeno projeto do que irão fazer ao longo do tempo.
|
Pesquisar sobre os animais em extinção.
|
8º aula
|
Desenvolvimento da atividade em grupo.
|
Pesquisar sobre os animais em extinção.
|
9º aula
|
Dinâmica em grupo: Brincadeira da mimica e fazer imitação de animais.
|
Trazer sugestões.
|
10º aula
|
apresentar para os alunos em forma de vídeo um teatro.
|
Pesquisar sobre os animais em extinção.
|
11º aula
|
Desenvolvimento da atividade em grupo.
|
Pesquisar nos meios de comunicações informações que vão contribuir nas funções dada a cada grupo.
|
12º aula
|
Desenvolvimento da atividade em grupo.
| |
13º aula
|
Os alunos terão que representar um animal que esteve em extinção, e convencer as pessoas da importância da sua preservação.
|
Pesquisar sobre os animais em extinção.
|
14º aula
|
último dia Apresentação das encenações dos animais.
|
Pesquisar sobre os animais em extinção.
|
15º aula
|
Desenvolvimento da atividade em grupo.
|
Pesquisar sobre os animais em extinção.
|
16º aula
|
Entrega do material já feito pelos alunos até o momento e um previa de peça.
Avaliação: Os alunos irão se auto avaliar. |
Pesquisar sobre os animais em extinção.
|
17º aula
|
Dinâmica do pano encantado e da serpente e da tartaruga.
|
Pesquisar sobre os animais em extinção.
|
18º aula
|
Aula dada para ensaio da peça, confecção dos figurinos e do cenário.
|
Ler todo o texto da peça.
|
19º aula
|
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
|
Pesquisar sobre os animais em extinção.
|
20º aula
|
Levarei os aluno para assistir um peça de teatro.
|
Fazer um resumo do teatro que você assistiu.
|
21º aula
|
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
|
Pesquisar sobre os animais em extinção.
|
22º aula
|
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
|
Ler todo o texto da peça.
|
23º aula
|
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
|
Pesquisar sobre os animais em extinção.
|
24º aula
|
Exercícios de expressão corporal.
|
Praticar em casa os exercícios de expressão corporal.
|
25º aula
|
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
|
Ler todo o texto da peça.
|
26º aula
|
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
|
Pesquisar sobre os animais em extinção.
|
27º aula
|
Exercícios de expressão corporal.
|
Praticar em casa os exercícios de expressão corporal.
|
28º aula
|
Apresentação para o professor dar o feedbak .
|
Praticar em casa os exercícios de expressão corporal.
|
29º aula
|
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
|
Praticar em casa os exercícios de expressão corporal.
|
30º aula
|
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
|
Praticar em casa os exercícios de expressão corporal.
|
31º aula
|
Último ensaio já com cenário pronto.
| |
32º aula
|
O dia da apresentação para a escola.
Avaliação: Os alunos irão se auto avaliarão seu desempenho ao longo do ano. |
Intertextualidade
entre Disciplinas: Este projeto além de ensinar artes também
desenvolve a curiosidade por novas espécies, ensinam os alunos a
conscientização do seu papel contra a extinção de animais e aprender a respeitar
os animais e o meio ambiente. Assuntos que estão relacionados à geografia e a ciência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário