sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Extinção dos animais.


Projeto Arte e Movimento

Dados de Identificação:                                                               
Instituição de ensino: Colégio Palmas                                                       
Grupo de crianças: 08 anos                                                                                   
Número de crianças: 25 alunos                                                                               
Período de realização: Um ano                                                                                               Turma: 3° Ano
Tema: Ecologia                                                                       
Nome do Projeto: Extinção dos animais.
Introdução: Este projeto irá falar dos animais em extinção no Brasil através do teatro. Irei formar cinco grupos e distribuir funções distintas para cada um deles para que no fim do projeto consigamos apresentar um teatro feito e apresentado pelos próprios alunos sobre minha orientação. Pois este trabalho tem o intuito de formar alunos conscientes e capazes de ser formadores de opiniões.



Justificativa: Este projeto visa ampliar o conhecimento dos alunos sobre as espécies que estão sendo extinta e trabalhar com eles a conscientização dos efeitos que isso trás para o meio ambiente e para a sociedade.
Objetivo:
  • Estudar sua origem;
  • Valorizar a contribuição que esses grupos de animais têm para o meio ambiente;
  • Valorizar a vida em sua extensão e biodiversidade;
  • Conscientizar sobre o cuidado e Preservação do meio ambiente.
  • Objetivo Específico:
  • Estudar as espécies de animais em extinção;
  • Estudar os motivos esses animais estarem em extinção;
Descrição e Tempo de Cada Atividade: Este projeto contará com 32 aulas. Sendo que em cada aula abordaremos uma espécie de animais de cada vez. 


Aulas
Descrição das atividades em salas
Dever de casa
1º aula
Explicação do projeto para os alunos e apresentação de alguns vídeos.
Trazer para próxima aula curiosidade sobre o tema
2º aula
Passar  para os alunos um filme: "Tainá."
Trazer sugestões.
3º aula
Levarei atividades de expressão corporal.
Pesquisar sobre os animais em extinção.
4º aula
Levarei os aluno para assistir um peça de teatro que falar da extinção dos animais.
elabora uma pequena encenação do espetáculo assistido.
5º aula
Apresentação dessas encenações.
Avaliação: Os alunos irão avaliar seus desempenhos entre si.
Pesquisar sobre os animais em extinção.
6º aula
Dividirei a turma em quatro  grupos e as funções de cada grupo.
Pesquisar nos meios de comunicações informações que vão contribuir nas funções dada a cada grupo.
7º aula
Desenvolvimento da atividade em grupo. Os grupos irão  desenvolver um pequeno projeto do que irão fazer ao longo do tempo.
Pesquisar sobre os animais em extinção.
8º aula
Desenvolvimento da atividade em grupo.
Pesquisar sobre os animais em extinção.
9º aula
Dinâmica em grupo: Brincadeira da mimica e fazer imitação de animais. 
Trazer sugestões.
10º aula
apresentar para os alunos em forma de vídeo um teatro.
Pesquisar sobre os animais em extinção.
11º aula
Desenvolvimento da atividade em grupo.
Pesquisar nos meios de comunicações informações que vão contribuir nas funções dada a cada grupo.
12º aula
Desenvolvimento da atividade em grupo.

13º aula
Os alunos terão que representar um animal que esteve em extinção, e convencer as pessoas da importância da sua preservação.
Pesquisar sobre os animais em extinção.
14º aula
último dia Apresentação das encenações dos animais.
Pesquisar sobre os animais em extinção.
15º aulaPesquisar sobre os animais em extinção.
Desenvolvimento da atividade em grupo.
Pesquisar sobre os animais em extinção.
16º aula
Entrega do material já feito pelos alunos até o momento e um previa de peça.
Avaliação: Os alunos irão se auto avaliar.
Pesquisar sobre os animais em extinção.
17º aula
Dinâmica do pano encantado e da serpente e da tartaruga.
Pesquisar sobre os animais em extinção.
18º aula
Aula dada para ensaio da peça, confecção dos figurinos e do cenário.
Ler todo o texto da peça.
19º aula
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
Pesquisar sobre os animais em extinção.
20º aula
Levarei os aluno para assistir um peça de teatro.
Fazer um resumo do teatro que você assistiu.
21º aula
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
Pesquisar sobre os animais em extinção.
22º aula
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
Ler todo o texto da peça.
23º aula
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
Pesquisar sobre os animais em extinção.
24º aula
Exercícios de expressão corporal.
Praticar em casa os exercícios de expressão corporal.
25º aula
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
Ler todo o texto da peça.
26º aula
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
Pesquisar sobre os animais em extinção.
27º aula
Exercícios de expressão corporal.
Praticar em casa os exercícios de expressão corporal.
28º aula
Apresentação para o professor dar o feedbak .
Praticar em casa os exercícios de expressão corporal.
29º aula
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
Praticar em casa os exercícios de expressão corporal.
30º aula
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
Praticar em casa os exercícios de expressão corporal.
31º aula
Último ensaio já com cenário pronto.

32º aula
O dia da apresentação para a escola.
Avaliação: Os alunos irão se auto avaliarão seu desempenho ao longo do ano.


Intertextualidade entre Disciplinas: Este projeto além de ensinar artes também desenvolve a curiosidade por novas espécies, ensinam os alunos a conscientização do seu papel contra a extinção de animais e aprender a respeitar os animais e o meio ambiente. Assuntos que estão relacionados à geografia e a ciência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário