quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Diferenças culturais sim preconceito não!


Projeto Arte e Educação

Dados de Identificação:                                                               
Instituição de ensinoColégio Palmas 
Grupo de crianças: 10 anos 
Número de crianças30 alunos 
Período de realização: Um ano
Turma5° Ano
Tema: Multiculturalismo 
Nome do Projeto: Diferenças culturais sim preconceito não!

Introdução: Este projeto irá falar das diferenças culturais que temos no Brasil através do teatro. Irei formar cinco grupos e distribuir funções distintas para cada um deles para que no fim do projeto consigamos apresentar um teatro feito e apresentado pelos próprios alunos sobre minha orientação. Pois este trabalho tem o intuito formar alunos conscientes e capazes de ser formadores de opiniões.
O multiculturalismo crítico tem por base a política do respeito pela diferença cultural. E que questiona o monoculturalismo, e evidencia as contradições socioculturais fazendo vir à tona as diferenças e as ausências de muitas vozes que foram caladas pelas metanarrativas da modernidade. Ao rejeitar todo o preconceito ou hierarquia, este multiculturalismo baseia-se no respeito ao ponto de vista, às interpretações e atitudes do Outro, constituindo-se numa fonte de possibilidades de transformação e de criação cultural. Sendo assim, evidencia-nos um entendimento dinâmico de cultura, a qual deixa de ser um conjunto de características rígidas transmitidas de geração em geração. O respeito pelo Outro, não admite força, violência ou dominação; admite sim o diálogo, o reconhecimento e a negociação das diferenças. Estou também me referindo aqui, a “democracia dialógica” (Giddens), a qual significa o "reconhecimento da autenticidade do Outro, cujas opiniões e ideias estamos preparados para ouvir e debater, como um processo mútuo". (Holgonsi Soares)
                       
Justificativa: Este projeto visa ampliar o conhecimento dos alunos sobre as diferenças culturais. E tendo como objetivo estudar suas origens e contribuições que essas culturas trás para a sociedade
 Objetivo:
  • Estudar sua origem;
  • Identificar características específicas de cada grupo ou etnia cultural;
  • Valorizar a contribuição que esses grupos têm na vida das pessoas e da comunidade em que ela vive;
  • Respeitar as diferenças.
Objetivo Específico:
  • Desenvolver curiosidade por novas culturas;
  • Conhecer novas culturas;
  • Formar indivíduos Conscientes do seu papel na sociedade;
                                  
Descrição e Tempo de Cada Atividade: Este projeto contará com 32 aulas. Dividirei a turma em quatro grupos sendo que cada um deles terão funções diferentes. O primeiro grupo terá 7 alunos e vai ficar responsável pela  parte da cenografia; o segundo terá 7 alunos e vai ficar  responsável pela parte de escrever o texto da peça; o terceiro terá 7 alunos e vai ficar  responsável pelos figurinos e o quarto  terá 9 alunos que vão  ser os artistas que apresentarão a peça para todos da escola no final do projeto.  
Aulas
Descrição das atividades em salas
Dever de casa
1º aula
Explicação do projeto para os alunos e apresentação de alguns vídeos.
Trazer para próxima aula curiosidade sobre o tema
2º aula
apresentar para os alunos em forma de vídeo um teatro " O rico e o pobre."
Trazer sugestões.
3º aula
Levarei atividades de expressão corporal.

4º aula
Levarei os aluno para assistir um peça de teatro.
elabora uma pequena encenação do espetáculo assistido.
5º aula
Apresentação dessas encenações.
Avaliação: Os alunos irão avaliar seus desempenhos entre si.

6º aula
Dividirei a turma em quatro  grupos e as funções de cada grupo.
Pesquisar nos meios de comunicações informações que vão contribuir nas funções dada a cada grupo.
7º aula
Desenvolvimento da atividade em grupo. Os grupos irão  desenvolver um pequeno projeto do que irão fazer ao longo do tempo.

8º aula
Desenvolvimento da atividade em grupo.

9º aula
Dinâmica em grupo: Brincadeira da mimica e da Eu tenho um tic. 
Trazer sugestões.
10º aula
apresentar para os alunos em forma de vídeo um teatro.

11º aula
Desenvolvimento da atividade em grupo.
Pesquisar nos meios de comunicações informações que vão contribuir nas funções dada a cada grupo.
12º aula
Desenvolvimento da atividade em grupo.

13º aula
Os grupos vão ter que sair entrevistando os funcionários e alunos dentro das dependências do colégio por culturas novas vividas por essas pessoas.
Entrevistar pessoas próximas da sua casa que conhece ou tem uma cultura diferente da sua.
14º aula
Apresentação das entrevistas.

15º aula
Desenvolvimento da atividade em grupo.

16º aula
Entrega do material já feito pelos alunos até o momento e um previa de peça.
Avaliação: Os alunos irão se auto avaliar.

17º aula
Dinâmica do pano encantado e da serpente.

18º aula
Aula dada para ensaio da peça, confecção dos figurinos e do cenário.
Ler todo o texto da peça.
19º aula
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.

20º aula
Levarei os aluno para assistir um peça de teatro.
Fazer um resumo do teatro que você assistiu.
21º aula
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.

22º aula
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
Ler todo o texto da peça.
23º aula
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.

24º aula
Exercícios de expressão corporal.
Praticar em casa os exercícios de expressão corporal.
25º aula
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
Ler todo o texto da peça.
26º aula
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.

27º aula
Exercícios de expressão corporal.
Praticar em casa os exercícios de expressão corporal.
28º aula
Apresentação para o professor dar o feedbak .
Praticar em casa os exercícios de expressão corporal.
29º aula
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
Praticar em casa os exercícios de expressão corporal.
30º aula
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
Praticar em casa os exercícios de expressão corporal.
31º aula
Último ensaio já com cenário pronto.

32º aula
O dia da apresentação para a escola.
Avaliação: Os alunos irão se auto avaliarão seu desempenho ao longo do ano.




Intertextualidade entre Disciplinas: Este projeto além de ensinar artes também desenvolve a curiosidade por culturas diferentes, ensina os alunos respeitar as opiniões e estilos de cada um. Assuntos que estão relacionados à geografia e a filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário